quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Invasão da Área da 1ª Bda C Mec


Invasão da Área da 1ª Bda C Mec

1)- Época  24 Out de 1826
2)- Inimigo: Governador  da província de Missiones (Argentino) Don Félix Aguirre
3)- Comando português  da fronteira das Missões: Claudio José de Abreu – irmão do Brigadeiro José de Abreu..
4)- Considerações e operações.
O governador da província de Missiones, soube da existência  de um boa quantidade de gado no lado brasileiro e resolveu fazer uma invasão com a finalidade de roubar o gado.
Para isto atravessou o Uruguai na altura de Rincão de Cruz, antiga redução jesuítica, com cerca de 400 homens, e iniciou a arrebanhar o gado.
O Brigadeiro Rosado, ao tomar conhecimento do fato , determinou que a Bda do Cel Bento Manoel com 700 homens seguisse para o local. Determinou também que o Ten Yegros da marinha com uma canhoneira e alguns  pequenos barcos auxiliasse Bento Manoel no rio Uruguai.
A 30 de Out a tropa chegou na foz do Ibicui. A Bda marchou 60 léguas em menos de  cinco dias montando cavalos criolos.
Don Félix foi informado da aproximação dos brasileiros e tratou de repassar o Uruguai com milhares de bovinos e julgou-se seguro no território platino.O Cel Bento decidiu sair-lhe no encalço.
Com ajuda da canhoneira e barcos de Yegros , transpôs o rio na barra do Arapei.Em pleno território Argentino, a 02 Nov de 1826, saiu a cata do inimigo. Na manhã do dia 03, soube que Don Félix estava acampado na margem  do arroio MEBINAY, e de tarde , por um amplo movimento circular, cercou o inimigo. As quatro horas da madrugada de 05, os platinos atacaram os brasileiros que recuaram  e o grosso da Bda contra atacou.
Resultado, 300 mortos platinos entre eles o Cel Toríbio cmt da vanguarda.
O botim foi de mais de mil cavalos , todo o armamento e o gado roubado que foi repassado ao Brasil . Perdas imperiais cinco mortos e trinta e dois feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário