quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Invasão Da Area da 1ªBDA CMEC.

              Invasão Da Area da 1ªBDA CMEC.

1)- Época 1816
2)- Inimigo.

Jóse de Artigas desejava o restabelecimento Prov. Unida do Prata
E  queria reunir as Províncias de Sta Fé, Corrientes, Entre Rios , Banda Oriental e Missiones,os Sete Povos e mais uma área até Quarai.
Para isto incumbiu seu filho de criação Cap. Andre Guacari, conhecido como Andresito Artigas; nascido em São Borja , filho de mãe charrua e educado pelos jesuítas. Andresito veio para preparar uma tropa de índios guaranis, (mais de 2000 homens. Este exercito  estava concentrado na costa do Rio Uruguai afim de retomar as Missões Portuguesas perdidas em 1801.

3)- Comando Português/ Brasileiro.

Comandava as Missões o Brigadeiro Francisco Chagas Santos nascido no Rio de Janeiro e formado no Colégio dos Nobres em Lisboa. Era engenheiro e matemático Como major trabalhou na demarcação da fronteira Sul. Inicialmente estava em São Luis Gonzaga e depois transferido para São Borja.
Seu efetivo era: 120 homens da cavalaria Portuguesa,
                        80 indios dos Lanceiros das Missões.  (Cavalaria)
Infantaria          Uma CIA de  granadeiros do Regimento de Sta Catarina+-
                            Com 85 baionetas
4)- Operações: 

Em 21 de setembro de 1816, Andresito atravessou o Rio Uruguai por Itaqui, após vencer pequenas resistências chegou a São Borja, distando 5 km do Rio Uruguai. Estabeleceu o cerco da vila
Chagas além dos militares tinha que suprir mais de 2000 pessoas O Cerco durou 13 dias, onde os cercados passaram fome e sede.
No dia 3 de outubro de1816 ao amanhecer ouviu -se um grande barulho nas linhas de Andresito.
A guarnição prepara-se para repelir novo ataque quando o  Ten. Lanceiros (Antonio Eripe) que estava como observador na torre da Igreja , avistou uma grande e forte cavalaria atravessando o Banhado Grande.
 Era o Cel. José de Abreu (mais tarde Barão de Cerro Largo) que vinha de Alegrete  vencendo uma etapa de 50 léguas, para prestar socorro a Chagas.Fora avisado do Cerco, através de um miliciano que tinha conseguido iludir as sentinelas do inimigo.
Após um violento combate, juntamente com a infantaria de Santa Catarina, conseguiu expulsar Andresito para a margem direita do Uruguai.
5) Outros encontros e prisão de Andresito.
Cumprindo ordens superiores, o Brigadeiro Chagas Santos, atravessou o rio e saiu ao encalço de Andresito e seus guaranis. Teve combates  em Apostoles, São Carlos, São Nicolau (já no Rio Grande), e finalmente conseguiu prendê-lo em Itacurubi. Levado para o Rio de Janeiro, ficou preso na fortaleza de Santa Cruz, onde mais tarde veio a falecer.
6) Monumento a Andresito.
Na entrada da cidade Argentina de Santo Tomé, existe uma estátua de
Andresito (No trevo, apontando para a cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário