sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Guerra da Tríplice Aliança


        A Guerra da Tríplice Aliança

   A guerra da Tríplice, Aliança e suas implicações para a Região da Fronteira Sul do Brasil, Destacando a Invasão Paraguaia no Rio  Grande do Sul.

1)    Com a declaração de guerra pelo Paraguai, e invasão do Mato Grosso em 24 de dez. de 1864 a Guerra tornou-se legitima defesa para o Brasil. ( Império ,Parlamento e \Povo.

2)    O desdobramento do após Guerra e que desenvolveu o sentimento Corporativo, que até então não existia.

3)    Tal sentimento foi caracterizado pela  amargura para com os civis (alto escalão) que apenas souberam enumerar criticas durante a Guerra, depois de terem menosprezado o preparo Militar da Nação.

4)    Os Ex combatentes observaram que o Império  aregou-se novamente ao civilismo intransigente, pelo abandono do Exercito.

5)    Tivemos o incremento da política  contra a escravatura inteiramente  apoiada pelos Militares.

6)    A propaganda Positivista provocando evasão de Militares para atividades Civis e para a Política.

7)    Apoio integral a implantação  da Republica.

8)    O descaso ao Exercito na sua instrução da  e armamento ocasionando os desastres e das campanhas do Antonio Conselheiro (CANUDOS) e do CONTESTADO , PR.e SC.

9)    Como conseqüência da Guerra a Argentina enriqueceu  pelo fornecimento de gêneros, carvão , material de saúde , carne, cavalos e muares.Para o Exercito Brasileiro – a peso de libras.Este enriquecimento, provocou a vinda de capitais ingleses e o desenvolvimento das ferrovias, que devido as imensas planuras amplio-se com facilidades.

10)a Argentina ampliou seu Exercito , obrigando o Brasil a reforçar sua fronteira Sul , inclusive com a construção  de ferrovias  estratégicas.
  
    11) Após  a Rendição de Uruguaiana , D. Pedro II subiu o rio Uruguai e visitou  Itaqui e São Borja. Por proposta de Tamandaré foi organizado em1866 uma Flotilha Fluvial em Itaqui com a construção de um quartel e Arsenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário